Rating – Coopecredi
         

Rating

Sicoob Coopecredi é classificada com nota brA-, entre as mais altas do rating Veja as Escalas de Rating

A Austin Rating atribuiu, por decisão de seu Comitê de Classificação de Risco, em reunião realizada no dia 12 de março de 2020, o rating de crédito ‘brA-’, com perspectiva estável, para Sicoob Coopecredi.

O rating ‘brA-’ indica um risco muito baixo, relativamente a outros emissores e emissões nacionais (Brasil). O indicador está fundamentado na metodologia de avaliação de risco de instituições financeiras da Austin Rating e serve como medida da solidez financeira intrínseca da Cooperativa e da qualidade do suporte externo eventual de que esta desfruta. Essa agência considera que o Sicoob Coopecredi emite um baixo risco aos seus depositantes em geral, os quais também são associados.

Como itens que apoiam este indicador, temos: (1) a posição relevante do Sicoob Coopecredi dentro do sistema, no qual ocupa a 3ª posição em termos de ativos totais entre cooperativas do Estado de São Paulo; (2) larga experiência dos conselheiros e diretores atuais no ramo do cooperativismo, que, a despeito de serem empresários, atuam especificamente no ramo de produção de cana-de-açúcar, setor predominante na carteira de crédito atual da Cooperativa; (3) a atuação destacada da Cooperativa na região de Ribeirão Preto – SP, notadamente voltada para o crédito rural e junto a profissionais e empresas integrantes do segmento, fruto da estratégia de oferecer taxas mais atrativas a seus tomadores e depositantes (todos os associados e que, por isso, recebem sobras anualmente); e (4) os bons controles de riscos operacionais exercidos pelo sistema Sicoob, no caso da Cooperativa, por meio da Central Sicoob São Paulo, e na atuação de fiscalização permanente exercida pelo Bacen.

Adicionalmente, o rating considerou o bom desempenho financeiro do Sicoob Coopecredi nos últimos exercícios. No histórico dos últimos cinco anos, a Cooperativa apresentou baixo índice de inadimplência, 2,5% de seu Patrimônio Líquido, em média (créditos vencidos há mais de 60 dias x PL), indicando conservadorismo e boas práticas em sua política de crédito. O Sicoob Coopecredi apresentou ainda, bons níveis de liquidez e resultado líquido positivo (sobras líquidas) nos últimos cinco anos analisados.

O Sicoob Coopecredi é uma cooperativa singular que integra o sistema financeiro cooperativo Sicoob  – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil e, dentro do modelo organizacional deste sistema, é filiada diretamente à Central Sicoob São Paulo – Cooperativa Central de Crédito do Estado de São Paulo, pela qual responde subsidiariamente por obrigações contraídas perante terceiros, até o limite do valor das cotas-partes do capital que subscrever, proporcionalmente à sua participação nessas operações. Além de representar o grupo formado por suas afiliadas perante as autoridades monetárias, organismos governamentais e entidades privadas, a Central Sicoob São Paulo é responsável, entre outras atividades, pela aplicação dos recursos captados, inclusive do próprio Sicoob Coopecredi.