Deliberações da Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária de 2021

Coopecredi Guariba – Cooperativa de Crédito

Adotando todas as medidas necessárias para segurança e cuidado das pessoas, realizamos no dia 24 de março de 2021, no município de Guariba/SP, às 14h00 (última convocação) a AGEO 2021 do Sicoob Coopecredi. Estiverem presentes 65 associados, sendo 30 associados com condição de votos, número legal para funcionamento em 3ª e última convocação, sendo deliberado, conforme Edital de Convocação, o seguinte:

I – Assembleia Geral Extraordinária

1. Aprovada a proposta para incorporação da Cooperativa de Crédito dos Plantadores de Cana da Região de Lençóis Paulista, CNPJ 50.848.910/0001-05 e NIRE 35400001577.

Pela incorporação, o Sicoob Coopecredi absorverá o patrimônio do Sicoob Credicana, receberá os seus associados, assumirá as obrigações e se investirá nos seus direitos. Em 2020 o Sicoob Credicana completou 38 anos (constituída em 21 de dezembro de 1982) mantendo sua vocação de instituição voltada para fomentar o crédito para seu público-alvo, os associados. A atuação junto aos seus associados se dá principalmente através da concessão de empréstimos e captação de depósitos.

Área de ação, para fins de instalação de dependências, é limitada ao município sede e aos municípios de: Águas de Santa Bárbara, Agudos, Areiópolis, Avaré, Botucatu, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e São Manuel, todos no Estado de São Paulo. Deliberou-se por unanimidade, a proposta de incorporação do Sicoob Credicana pelo Sicoob Coopecredi.

1. Aprovada a ratificação dos membros indicados para compor a Comissão Mista.

Para o processo de incorporação é necessária a composição de uma Comissão Mista com membros indicados por ambas as Cooperativas, Sicoob Coopecredi e Sicoob Credicana, e também da Central Sicoob São Paulo, para fins de elaboração do Relatório com estudos econômico e financeiro da referida incorporação

Membros indicados:

a) Sicoob Coopecredi: Carlos Eduardo Pinelli, Diretor Operacional, Sra. Renata Cristina Venturin de Miguel, Gerente de Suporte Organizacional, Sra. Tatiane Basile, Supervisora de Controles Internos e Riscos, e a Sra. Marta Maria Gomes dos Santos, Assessora Jurídica;

b) Sicoob São Paulo: Srta. Regina Coeli Pimentel, Gerente da Área Corporativa, o Sr. Douglas Borges Costa, Gerente da Área Jurídica, e a Sra. Michele Aparecida Tavares Pinto, Gerente da Área de Serviços Centralizados.

Ressalva-se que o Sicoob Credicana ratificou em Assembleia realizada em 31/03/2021 os membros indicados: Sr. Nelson Antunes Júnior, Presidente, Sr. Jorge Luiz Morelli, Vice-presidente, Sr. Pedro Luis Lorenzetti, 2º Tesoureiro, Sra. Ester Miriã do Amaral Oliveira Silva, Gerente Geral, Srta. Caroline Jean Romero da Silva, Assistente de Atendimento-Suporte, e o Sr. Manoel dos Santos Ribeiro Pontes, Advogado.

1. Aprovada a atualização do Regulamento Eleitoral.

Alinhamento do Regulamento Eleitoral ao novo Estatuto Social, aprovado na Assembleia Geral Extraordinária realizada em 18/12/2020.

1. Aprovada a atualização da Política Institucional de Governança Corporativa.

Expedida através da Resolução 015/2021 pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS).

II – Assembleia Geral Ordinária

1. Aprovada a prestação de contas dos órgãos de administração referente ao exercício findo de 2020.
  2. Aprovada a destinação das sobras apuradas, fórmula de cálculo e forma de pagamento.

Deliberou-se por unanimidade, a continuidade da formação do capital estratégico, ou seja, para distribuição das sobras em espécie, será verificado o saldo do capital do associado e até que seja atingido o montante limite estipulado as sobras serão integralizadas na respectiva conta capital do associado, sendo:

Montante Limite
Pessoa Física
Montante Limite
Pessoa Jurídica
R$ 10.000,00 R$ 20.000,00

Também deliberou-se que os associados pessoas jurídicas com saldo de capital superiores a R$ 1.200.000,00 as respectivas sobras a serem integralizadas poderão resgatar em espécie a seu critério, ou seja, poderão ser creditadas em conta corrente.

1. Eleição dos membros do Conselho Fiscal, para mandato de 1 (um) ano.

Houve a inscrição de apenas uma chapa, sendo eleitos:

• Membros Efetivos: Andréa Cristiane Carneiro, Maurício Palazzo Barbosa, e Tânia Regina Penariol Sisto;
  • Membros Suplentes: Antônio Donizeti Volante, Fernando Flório Ferreira, e Nicolau Baldan Filho.

A posse dos eleitos dependerá da aprovação dos nomes pelo Banco Central do Brasil.

1. Fixação do valor das cédulas de presença, honorários e gratificações dos membros do Conselho de Administração, e das cédulas de presença dos membros do Conselho Fiscal.

Aprovado, por unanimidade, até a Assembleia Geral Ordinária de 2022:

Honorários
Presidente do Conselho
de Administração
Cédula de Presença
demais membros do Conselho de Administração
Cédula de Presença membros do Conselho Fiscal
R$ 24.000,00 R$ 760,00 R$ 760,00

Os honorários, assim como a cédula de presença, com os encargos totais, passaram a vigorar a partir de abril de 2021. A posse dos eleitos do Conselho Fiscal dependerá da aprovação dos nomes pelo Banco Central do Brasil.

1. Fixação do valor global para pagamento dos honorários e das gratificações dos membros da Diretoria Executiva.

Aprovado, por unanimidade, o valor global mensal de R$ 155.000,00 para pagamento dos honorários, com os encargos totais, aos membros da Diretoria Executiva, até a Assembleia Geral Ordinária de 2022. Os honorários passaram a vigorar a partir de abril de 2021.

1. Outros assuntos de interesse social.

Realização da 16ª edição da Pesquisa de Opinião, durante o mês de janeiro de 2021, onde os associados puderam manifestar o seu grau de satisfação com a gestão, os produtos e serviços prestados pela Cooperativa, bem como apresentar suas sugestões para aperfeiçoamento e melhoria dos mesmos. Destacou-se a importância da realização e do retorno das pesquisas pelos associados, e da objetividade e sinceridade das respostas, por se tratar de um dos principais instrumentos que a gestão da Cooperativa possui para nortear suas futuras ações. Na sequência apresentou-se o resultado da referida Pesquisa, onde o índice de satisfação geral foi de 90% (noventa por cento), estando o relatório integral da tabulação disponível no sítio eletrônico da Cooperativa.