Quem Somos – Coopecredi
         

Quem Somos

Histórico

Fundada em 15 de dezembro de 1974, a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região de Guariba, Sicoob Coopecredi, é uma das maiores cooperativas de crédito do país. Surgiu com o objetivo de prestar suporte financeiro aos agricultores que atuavam com a cultura da cana-de-açúcar em Guariba e região.

A Cooperativa foi fundamental para o sucesso dos negócios de seus associados, estimulando a atividade agrícola através de financiamentos em condições diferenciadas, atendimento personalizado e oferta de produtos e serviços financeiros de qualidade. No início, a então “Cooperativa de Crédito Rural dos Plantadores de Cana da Zona de Guariba” contava com 20 cooperados em seu quadro social.

Como bons empreendedores, esses associados foram atrás das oportunidades. À época, era possível constituir capital com recursos advindos das taxas institucionais sobre a produção de cana-de-açúcar. Assim, a Cooperativa teria autonomia para atender ao quadro social.

Um fato importante ocorreu em 15 de dezembro de 1999. Durante Assembleia Geral Extraordinária, houve a alteração do Estatuto Social, ampliando a possibilidade de admissão para agricultores e pecuaristas em geral (citricultores, pecuaristas, produtores de grãos, etc.), e não só aqueles que cultivavam cana-de-açúcar. Com isso, a Cooperativa se fortaleceu.

Em 22 de maio de 2012, outra mudança: o Sicoob Coopecredi promoveu uma ampla reforma estatutária. As alterações permitiram aumentar o número de associados, visando ao seu crescimento, otimização de sua estrutura e maior rentabilidade das operações com a redução de custos. Dentre as mudanças no estatuto, a nova denominação social: a Coopecredi passou de Cooperativa de Crédito Rural dos Plantadores de Cana da Zona de Guariba para Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região de Guariba.

Em 7 de abril de 2017, o Sicoob Coopecredi promoveu reforma estatutária ampla e geral de seu Estatuto Social destacando: vedação do exercício simultâneo de cargos na Diretoria Executiva e no Conselho de Administração, aprovação da Política de Sucessão de Administradores, e a atualização do Regulamento Eleitoral, em alinhamento ao novo Estatuto Social.

Hoje, o Sicoob Coopecredi possui mais de 5 mil associados em municípios da região. Além de Guariba, onde está instalada a matriz, o Sicoob Coopecredi possui Postos de Atendimentos em Jaboticabal, Taquaritinga, Dumont, Pradópolis e Matão.

Bancoob

Com a fundação do Bancoob – Banco Cooperativo do Brasil, em 1996, ao qual se associou, o Sicoob Coopecredi passou a funcionar como uma instituição financeira completa, oferecendo aos seus integrantes todo tipo de serviço bancário, desde financiamentos em geral até movimentação em contas correntes com fornecimento de cheques e cartões, passando por aplicações no mercado financeiro, poupança, recebimentos e cobrança de duplicatas, tributos, ordens de pagamento a terceiros e cartão de crédito.

OCB

O Sicoob Coopecredi é filiado também à OCESP, Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, e à OCB, Organização das Cooperativas Brasileiras.